PUBLICITÁRIO por vocação, formação e paixão! Na área "há mais de 6 meses", como costumo dizer. Experiência em agências de propaganda e veículos de comunicação: Jornal, Rádio, Outdoor, Internet e Televisão, onde trabalho já há algum tempo.
wibiya widget
sábado, 3 de dezembro de 2011
ROUBO, ASSALTO???
NUNCA TINHA PENSADO NISSO...
Outro dia, entrei num supermercado para comprar orégano e adquiri uma embalagem(pacotinho) do produto, contendo 3g, ao preço de R$ 1,99. Normalmente esse tipo de produto é vendido nos supermercados em embalagens que variam de 3g a 10g. Cheguei em casa e resolvi fazer os cálculos e constatei que estava pagando R$ 663,33 pelo kg do produto. Será que uma especiaria vale tudo isso?
Agora, com mais este exemplo de produtos vendidos em pequenas porções, fico com a sensação que as indústrias se utilizam "espertamente" desse procedimento para desorientar o consumidor, que perde totalmente a percepção real do valor que está pagando pelos produtos..
Acho que todos os fabricantes e comerciantes, deveriam ser obrigados por lei (mais uma?) a estamparem em locais visíveis, os preços em kg, em metro, em litro e etc. De todas e quaisquer mercadorias com embalagens inferiores aos seus padrões de referências.
Entendo que todo consumidor tem o sagrado direito de ter a percepção correta e transparente do valor cobrado pelos fabricantes e comerciantes em seus produtos.
Vejam esse outro absurdo:
Você sabe o que custa quase R$ 13.575,00 o litro?
Resposta: TINTA DE IMPRESSORA!
Você já fez o cálculo?
Veja o que estão fazendo conosco. Já nos acostumamos aos roubos e furtos, e ninguém reclama mais. Há não muito tempo atrás, as impressoras eram caras e barulhentas. Com as impressoras a jatos de tinta, as impressoras matriciais domésticas foram descartadas, pois todos foram seduzidos pela qualidade, velocidade e facilidade das novas impressoras. Aí, veio a "Grande Sacada" dos fabricantes: oferecer impressoras cada vez mais e mais baratas, e cartuchos cada vez mais e mais caros. Nos casos dos modelos mais baratos, o conjunto de cartuchos pode custar mais do que a própria impressora. Olhe só o cúmulo: pode acontecer de compensar mais trocar a impressora do que fazer a reposição de cartuchos.
Veja este exemplo:
Uma HP DJ3845 é vendida, nas principais lojas, por aproximadamente R$ 170,00.
A reposição dos dois cartuchos (10ml o preto e 8ml o colorido), fica em torno de R$ 130,00. Daí, você vende a sua impressora seminova, sem os cartuchos, por uns R$ 90,00(para vender rápido). Junta mais R$ 80,00, e compra uma nova impressora e com cartuchos originais de fábrica. Os fabricantes fingem que nem é com eles; dizem que é caro por ser "tecnologia de ponta". Para piorar, de uns tempos para cá passaram a diminuir a quantidade de tinta nos cartuchos (mantendo o preço). Um cartucho HP, com míseros 10ml de tinta custa R$ 55,99. Isso dá R$ 5,59 por mililitro.
Só para comparação, a Espumante Veuve Clicquot City Travelle custa, por mililitro, R$ 1,29. Só acrescentando: as impressoras HP 1410, HP J3680 e HP3920, que usam os cartuchos HP 21 e 22, estão vindo somente com 5ml de tinta!
A Lexmark vende um cartucho para a linha de impressoras X, o cartucho 26, com 5,5 ml de tinta colorida, por R$ 75,00. Fazendo as contas: R$ 75,00/5.5ml = R$ 13,63 por ml. > R$ 13,63 x 1000ml = R$ 13.636,00
R$ 13.636,00, por um litro de tinta colorida.
Com este valor, podemos comprar, aproximadamente:
- 185g de ouro;
- 5 TVs LED 3D de 42';
- 1 UNO Mille 2005;
- 80 impressoras que utilizam este cartucho;
- 10 notebooks...
Ou seja, um assalto!
Está indignado? Eu também fiquei.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário