wibiya widget

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

DIÁRIO DA GRÉCIA - 28 e 29.09.2011





28 de setembro de 2011, último dia em terras de ZEUS, o filho mais novo de Cronos e Réia; o líder dos deuses do Olimpo. O que impõe a justiça e a ordem lançando relâmpagos construídos pelos ciclopes.

Para não ficar somente nos relatos da viagem, um pouco de cultura:

POSEIDON
O irmão mais velho de Zeus e Hades é o deus do mar. Um movimento de seu tridente causa tempestades e terremotos.
HADES
Mesmo sendo irmão de Zeus e Poseidon, não vive no Olimpo. Hades, como deus dos mortos, domina seu próprio território.
HERA
Terceira mulher de Zeus e rainha do Olimpo é a deusa do matrimônio e do parto. Para os gregos, Hera e Zeus simbolizam a união homem-mulher.
AFRODITE
O nome da deusa do amor significa "nascida da espuma", porque diziam que ela havia surgido do mar. A mais bela das deusas.
HEFESTO
Filho de Zeus e Hera, nasceu tão fraco e feio que foi jogado pela mãe no oceano. Resgatado por ninfas, virou um famoso artesão. Impressionados com seu talento, os deuses levaram Hefesto ao Olimpo e o nomearam deus do fogo e da forja.
ARES
O deus da guerra é outro filho de Zeus e Hera. No campo de batalha pode matar um mortal apenas com seu grito de guerra!
APOLO
O deus da luz (representada pelo Sol), das artes, da medicina e da música é filho de Zeus com uma titã, Leto. Na juventude era vingativo. Depois se tornou um deus mais calmo, usando seus poderes para cura, música e previsões do futuro.
ARTEMIS
Irmã gêmea de Apolo, é a deusa da caça (contraditoriamente, também é a protetora dos animais).
HERMES
Filho de Zeus com a deusa Maia, o mensageiro dos deuses é o protetor de viajantes e mercadores.
ATENA
Deusa da sabedoria e filha de Zeus com sua primeira mulher, Métis. Habilidosa e especialista nas artes e na guerra, Atena carrega uma lança e um escudo chamado Égide.

O INÍCIO TITÂNICO
O mundo surgiu graças ao titã Cronus, depois derrotado por Zeus.
A mitologia grega tem início com o casal Urano e Gaia. Urano (o céu) permanecia unido a Gaia (a terra) em um ato de reprodução constante. Dessa união nasceram os titãs, que não conseguiam sair do ventre de Gaia. Infeliz com os filhos aprisionados, Gaia ajudou um deles, Cronus, a castrar o pai. Com isso, Urano se separou de Gaia, uma metáfora que simboliza o surgimento do mundo após a separação entre o céu e a terra.
Cronus passou a reinar, mas, com medo de perder o poder, engolia os filhos que tinha com a titã Réia. Um deles, Zeus, escapou desse destino e resgatou os irmãos. Zeus derrotou Cronus em uma grande batalha, que deu início à era dos deuses.

Findo o "preâmbulo mitológico" voltemos à nossa viagem:

No último dia na Grécia, relax até um pouco mais tarde; café da manhã tendo como panorama a Acrópolis.
Arrumar e fechar as malas e sair para um passeio sem rumo...
Nesse passeio "descobrimos" uma loja de departamentos, a Attica: oito andares com diversas marcas famosas em perfumaria, roupas e calçados masculinos e femininos, acessórios, artigos de viagem, e tantas outras coisas.
Consequência? Mais umas comprinhas básicas...
Almoço no Hard Rock Café Atenas (um "hamburgerzinho simples" regado a cerveja gelada.
Retorno ao King George Palace e início da maratona (nome mais que oportuno, tendo em vista onde estamos:
Às 16h30 saímos do hotel em direção ao aeroporto; check-in... despacho de bagagens... revistas... raio-x... e, às 19h00 partimos no voo Lufthansa LH 1753 para Munique (local de nossa despedida da Europa) e conexão para o voo LH 504, que decolou às 21h35 para São Paulo.
Às 04h50 (no horário brasileiro, seis horas a menos que na Grécia), depois de 18 horas e 20 minutos de viagem, pousamos no Aeroporto Internacional de Guarulhos/São Paulo – Governador André Franco Montoro conhecido popularmente também como Aeroporto de Cumbica, onde mais uma etapa nos esperava.
Às 09h40 decolamos para nosso destino final: Aeroporto Afonso Penna, em São José dos Pinhais.
Pouso às 10h20; retira bagagens, táxi e... finalmente em casa, às 11h30 (tempo total desde a saída do King George Palace: 25 horas).
Final de mais uma viagem que fechou com chave de ouro o trabalho e o esforço de um ano dos vencedores do Prêmio Ouro do concurso Agentes de Vendas RPC:
Fernando Martos, Orlando Fonseca, Marcos Franco, Adriana Ambiel, Cristina Silva, Ana Carina Maciel, Mariana Pinheiro, Marcelo Baldo, Thales Sassi, Silvana dos Santos, Renata Mazarão (que levou o Bernardo, o mascote do grupo) e este que escreveu todos os Diários da Grécia.

Parabéns a todos e obrigado pelo companheirismo e pelos bons momentos que vivemos na Grécia.

Ou, como escreveriam os gregos:

"Συγχαρητήρια σε όλους και ευχαριστώ για τη φιλία και καλές εποχές που ζούμε στην Ελλάδα."

Nenhum comentário:

Postar um comentário