wibiya widget

sábado, 13 de junho de 2009

DIÁRIO DE VIAGEM - 10.06.09 - VENEZZIA

VENEZIA

Acordamos cedo, pra variar, começando o dia já com champagne no café da manhã, com direito à criação de uma nova bebida (inspirado em Ernest Hemingway, que amava o Cocktail Bellini – Prosecco com creme de pêssegos – do Harry’s Bar). Arrisquei uma variação, que logo foi batizada por quem a bebeu como PC-LLINI. Como já disse, é uma adaptação: Prosecco, ¼ de pêssego em calda e duas colheres da mesma calda. Uma delícia (isso no café da manhã).

Num passeio em grupo pela cidade fomos à Piazza de San Marco, Basílica de San Marco, Pallazzo Ducale, Ponte dos Suspiros, Vecchia Murano, Ponte Rialto. Como descrever esses lugares?
- Piazza de San Marco – até hoje não vi lugar nenhum mais mágico do que esse: bares e cafés em volta da praça, conjuntos clássicos, de jazz e contemporâneos tocando à frente de cada um deles, mesas e cadeiras para as pessoas se acomodarem, fazerem seu happy hour com tranqüilidade apreciando uma boa música.

- A Basílica, onde está o corpo de São Marcos, o evangelista, decorada em estilo bizantino, com mosaicos de vidro de Murano, sem nenhum afresco (devido à maresia). As cores predominantes são dourado (de ouro mesmo) e azul-marinho.

- Pallazzo Ducale – Repleto de obras de arte, com suas salas e ante-salas, depósitos de armas, portas secretas e, também em seu interior, as prisões e a famosa Ponte dos Suspiros.

- Vecchia Murano – Uma fábrica dos famosos vidros soprados de Murano, onde tivemos uma demonstração

- Ponte Rialto – A maior e mais alta ponte da cidade.

No almoço livre, "una bella pizza".

À tarde, mais passeios. Aproveitando o tempo livre, fomos explorar Veneza (exercendo o direito de todo o turista na cidade: perder-se pelas estreitas vielas; nada que um bom e providencial mapa não resolva).

O melhor nos esperava no horário do jantar. Devidamente trajados (esse foi nosso último jantar na Itália), saímos do hotel para um passeio de gôndola pelos canais de Veneza, com direito à bela música italiana.

Cerca de 20 minutos depois, chegamos ao restaurante Raffaele, onde novamente comemos muito bem: Bresaola Della Valtellina com Rugola, Tortellini Cremolati com Prosciutto e Piselli, Filetto di Manzo AL Gorgonzola e Cassata Siciliana.

Alimentados e felizes. Fomos pra onde? Piazza de San Marco. Bellinis (em copos plásticos) & música (ao redor de uma lixeira - this is priceless), até às 02h00.

Amanhã, relatos do último dia na Itália.

Baccio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário